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Guilherme Junqueira em
23 de agosto de 2011
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Você nunca vai ouvir um fundador de uma startup de sucesso dizer…

Na semana anterior li um excelente artigo de Jason Cohen, entitulado: “10 coisas que nunca ouvi um fundador de uma startup de sucesso dizer” (tradução literal). No texto ele apresenta apenas 10 frases de efeito, além de convidar seu leitores (até agora mais de 100) a comentarem e sugerirem outras frases. De excelentes frases, que vão desde processos elaborados de P&D, até o peso de um curso de MBA como exigência para o sucesso, a sabedoria contida em algumas das afirmações me saltou aos olhos.

Resolvi então coletar algumas frases que acredito soarem um pouco anti-intuitivas quando pensamos numa grande corporação (ou mais ainda num órgão público), mas que ditam o ritmo nas startups mundo afora.

Um plano de negócios é uma excelente ferramenta para convencer alguém de que esta pessoa pode investir no seu negócio, mas se você demorar 2 anos para desenvolver um plano de negócios para uma demanda desta “onda”, vai conseguir começar a fazer algo quando a “onda” já estiver acabando.

Deixei de lado as frases de marketing ou as de pesquisa e desenvolvimento de produtos para focar em questões pessoais, ligadas ao perfil de quem quer se tornar um startupiniquim.

Então vamos à primeira pérola, lembrando que são frases que nunca vamos ouvir de pessoas de sucesso:

A decisão de abrir uma Limitada, Micro Empresa ou S.A. fez uma grande diferença para meu sucesso

A grande sacada da frase é a de alertar para que você não perca horas e horas com um contador, discutindo a modalidade jurídica, ou sua preocupação com a distribuição dos lucros e/ou detalhar todas as cláusulas do contrato social.

Gaste seu tempo conversando com clientes e potencial, vendendo seu produto ou desenvolvendo uma interface mais simples da sua ferramenta, ou ainda visitando fornecedores e parceiros.

As modalidades jurídicas e estratégias tributárias são o que chamamos de “problemas bons”, ou seja, deixe para se preocupar com elas quando tiver pelo menos R$1,00 em vendas!

Outra pérola, do artigo, bem direto ao assunto:

Eu gostaria de ter gasto mais tempo lendo e pesando os prós e contras de várias filosofias ao invés de apenas entrar de cabeça e fazer o que achei ser moral e financeiramente correto

Esta é tão literal que fica difícil não enxergar o calo o qual ele quis pisar. Pessoas que passam dias, ou meses escolhendo a cor certa para a logo, ou se a página principal vai ter um ou dois blocos de conteúdo, ou ainda se vai ter um escritório com 12 ou 14 salas daqui a três anos…

Arregace as mangas, converse com seus clientes, crie um bom produto, abra as portas (virtuais e reais) da empresa para correr atrás dos clientes, e se preparar para o futuro, e, mesmo fazendo tudo isso, você continuará sem ter certeza alguma se vai dar certo!

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